sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Garantido divulga tema e anuncia toadas para compor CD2011


Foto: Elcio Farias

O presidente da Associação Folclorica Boi Bumbá Garantido Telo Pinto apresentou nesta sexta-feira o tema escolhido para o Festival 2011 pelo Boi de Lindonfo “Miscigenação”. O slogan foi à surpresa na apresentação das toadas classificadas, ocorrida no auditório Vavazinho Teixeira, com presença da imprensa, torcedores, sócios, diretoria e itens.
Em 2011, o Boi Garantido vai compor a trilogia desse amor, tendo como foco a MISCIGENAÇÃO que resultou nesta gente simples e mestiça que compõe esse extraordinário coro que é a nossa Galera


MISCIGENAÇÃO
Em nossos dois últimos temas, revelamos o sentimento que move a Nação Vermelha e Branca para tornar-se o fantástico coro dos espetáculos de arena do Garantido. EMOÇÃO e PAIXÃO nos possibilitaram direcionar os espetáculos para uma justa homenagem a essa Galera Campeã e sempre guerreira. No primeiro, procuramos traduzir o sentimento de cada um dos torcedores que compõem esse mar vermelho de EMOÇÃO, que faz qualquer espectador do Planeta arrepiar quando testemunha a sua explosão.

No segundo, PAIXÃO, revelamos o sentimento exato que serve de combustível para fazer essa Galera sempre campeã, o sentimento desmedido e enlouquecedor que faz os Camisa Encarnada cantarem o mais alto possível seu amor pelo Garantido. Em 2011 vamos compor a trilogia desse amor, tendo como foco a MISCIGENAÇÃO que resultou nesta gente simples e mestiça que compõe esse extraordinário coro que é a nossa Galera. Para tanto, fomos ao mestre Darcy Ribeiro, usando a liberdade poética para fraseá-lo e afirmar que está na Amazônia o povo mais brasileiro, por sua mestiçagem e pureza, que a alma desse povo, por ser composta pelo gens do amor à natureza, pode mostrar ao mundo que é possível acreditar na reconstrução do nosso meio ambiente e fazer dele, um novo paraíso, onde as futuras gerações possam desfrutar dos recursos naturais, reverenciando as gerações de hoje, que foram capazes de preservar e reconstituir a natureza, respeitando sobre tudo o povo que dela depende.

É esse povo transfigurado, corajoso e valente, que nos inspira para apresentar o tema MISCIGENAÇÃO, objetivando contribuir com informações sobre a formação social e cultural dos povos da Amazônia, resultado da mais complexa transfiguração antropológica.


Relação das toadas (e respectivos compositores) que irão compor o CD2011 do Boi Garantido.

01 – O CALOR DA PAIXÃO – Enéas Dias
02 – MISCIGENAÇÃO – Enéas Dias/Arisson Mendonça
03 – AMANTES SONHADORES – Glaudemilson Batista/Alberto Andrade Neto
04 – MÃE DA MATA – Demétrios Haidos/Geandro Pantoja/Jacinto Rebelo
05 – O CANTO DO XAMÃ KANAMARI - Demétrius Haidos/Geandro Pantoja/ Jacinto Rebelo/Neto Cidade
06 – ETERNO AMOR – Enéas Dias
07 – NOBRE GUERREIRA – Rafael Lacerda/ Júlio Queiroz
08 – GERAÇÃO GARANTIDO – Emerson Faria Maia
09 – O SEDUTOR DAS ÁGUAS - Demétrius Haidos/Geandro Matos/Neto Cidade
10 – MATAWI KUKENAN – Ronaldo Barbosa Júnior/Rafael Marupiara
11 – CORAÇÃO, O TAMBOR DA VIDA - Geandro Pantoja/Demetrios Haidos
12 – SONHO DE EVOLUÇÃO – Rafael Lacerda/Rafael Marupiara/Júlio Queiroz
13 – O CABOCLO – Sina Cabocla – Aldson Leão
14 – NA CADÊNCIA DO CORAÇÃO – Inaldo Medeiros
15 – LUA SINHÁ – Enéas Dias/Murilo Maia
16 – KUARUP – Tony Medeiros
17 – ESTANDARTE DO AMOR – Rafael Lacerda/Rafael Marupiara/Júlio Queiroz
18 – RUBRA RAINHA – Júlio Queiroz
19 – VERMELHO GARANTIDO – Murilo Maia
20 – AMOR CONFESSO – Claudir Teixeira /Marcelo Dourado/Eduardo Lacerda/Elcio Mori

Fonte: Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VOX FM chegando nas ondas da Internet




VOXIFM é a primeira RadioWeb Profissional da Amazônia

Quatro amigos se uniram e resolveram somar experiências e algumas “moedas”, como dizem, e resolveram colocar no ar em Manaus, a RadioWeb www.voxifm.com.br , uma emissora que chega ao mercado com a mensagem “Música e Informação na Medida Certa”.

Esta é a proposta dos empreendedores Jucem Rodrigues, George Dantas, Valserlan Cruz e Cláudio Barboza. Dos quatro, três atuam na comunicação,Jucem é radialista com experiência em rádios do Brasil e da Europa. ,George Dantas, consultor ambiental e blogueiro, atuante em redes sociais e Cláudio Barboza,jornalista com trabalhos em Manaus,Brasília e Belo Horizonte. Já Valderlan Cruz é advogado e colecionador de músicas nacionais e internacionais. Dá ao projeto o respaldo jurídico.

A VOXIFM.COM.BR chega ao mercado como a primeira RadioWeb Profissional da Amazônia. Com instalações modernas em área nobre de Manaus, tem dois estúdios profissionais e equipamentos de última geração. Está no ar 24 horas e diariamente abre espaço para o jornalismo no “Painel de Notícias”, das 8 às 10 horas, privilegiando o noticiário local. O programa é apresentado em tom de conversa por Jucem Rodrigues, George Dantas e Cláudio Barboza. São feitas também entrevistas ao vivo no estúdio e pelo telefone.

O jornalismo também se faz presente no “VoxiNews”, que vai ao ar de hora em hora durante a programação. A emissora tem condições de fazer transmissões ao vivo de qualquer lugar e se prepara para cobrir eventos em Manaus e até mesmo fora do estado.

A programação completa da VOXIFM.COM.BR entrará no ar na primeira semana de fevereiro, com vários apresentadores em diferentes horários. Além da rádio, o site da emissora já está no ar. A emissora usa e abusa, propositadamente das redes sociais, mantendo perfis no o twitter e o facebook.

O conceito da emissora é o que se chama no meio de “Radio Adulta Contemporânea”. Os responsáveis explicam que a rádio não toca pagode, forró e nem brega. “Não por preconceito, mas por opção mesmo.Esses gêneros são contemplados por outras emissoras”,explicam, ao anunciarem que ainda no primeiro semestre a VOXI também será disponibilizada em sinal aberto, ou seja, o sinal chegará aos rádios convencionais.

Contatos com a emissora podem ser feitos pelo telefone (92) 3342-6804, por email fmvox@hotmail.com, através do Twitter @fmvox e no Facebook RadioWeb FmVox.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 de muitas expectativas

2011 promete ser um ano de fortes emoções para os amazonenses e mais, especificamente, para os manauaras.

No plano político estadual, inicia-se o novo governo de Omar Aziz, carregado de expectativas da mais alta votação dada a um governante. A cobrança das promessas, como o "Ronda nos Bairros",e a promessa de um adesivo para cada morador contendo telefones dos policiais do bairro, será um imenso desafio a ser superado. Além disso, as finanças do estado estão numa situação precária, mesmo com crescimento nas receitas, o Estado terá muitas dificuldades financeiras para concluir obras inacabadas, como a Ponte sobre o Rio Negro e os CETI_Centros Educacionais de Tempo Integral.

Na ALE_Assembleia Legislativa, provavelmente ainda sob o comando do Deputado Belarmino Lins, nada deve mudar em relação ao Executivo, uma bancada de maioria governista deverá garantir a aprovação de tudo que for enviado pelo Executivo, papel que a ALE vem se prestando com muito esmero desde o governo de Eduardo Braga. Espera-se que com a chegada de Marcelo Ramos e Elias Emanuel do PSB e José Ricardo do PT, a voz da oposição faça alguma diferença.

Na CMM_Câmara Municipal de Manaus, a eleição do vereador Isaac Tayah para presidente da casa, derrotando o candidato do prefeito, deverá criar uma situação embaraçosa, haja vista que, agora o presidente da CMM ocupará também o cargo de Vice-prefeito. Não se tem a menor ideia como se dará essa relação, quando Isaac Tayah assumir a Prefeitura de Manaus por ocasião da ausência do titular

Há também, uma grande expectativa acerca do julgamento, pelo TSE do Prefeito Amazonino Mendes, por captação ilícita de votos em 2008. Especialistas em direito eleitoral dizem que um destino negro aguarda o Negão, com a provável cassação do mandato do prefeito e a expectativa sobre quem o substituirá no cargo. Alem disso, a implantação da Zona Azul, o início da cobrança da taxa do lixo e a licitação para um novo sistema de transporte coletivo completam o quadro de dores-de-cabeça que a população de Manaus terá conviver em 2011.

Em Brasília, o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento terá uma segunda chance de se redimir perante os amazonenses, fazendo uma gestão no Ministério dos Transportes que traga muito mais benefícios para o Estado do Amazonas, como a conclusão da BR-319 por completo, a manutenção da BR-174 e a entrega dos portos dos municípios, evitando que brigas políticas possam prejudicar a população do interior.

No Senado Federal, a chegada dos novos senadores Eduardo Braga(PMDB) e Vanessa Grazziotin(PCdoB), juntamente com João Pedro(PT) representando a bancada do Amazonas,sinaliza que os mesmos precisarão se articular bastante na casa, para conseguirem trazer recursos para o Estado e desempenharem bem o papel de defensores da Zona Franca de Manaus, papel que até ano passado foi muito bem representado pelo ex-senador Arthur Neto.