quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Dominó Político de Parintins

Estive toda a semana passada em Parintins, por conta dos meus afazeres junto a Batucada do Boi Garantido, uma oportunidade única de estar junto aos perrechés da baixa do São José.
E como não poderia deixar de ser, conversei com muitas pessoas sobre política, indagando preferências ou rejeição a alguns nomes já colocados no cenário político local.
Parece claro que nesta eleição, Parintins tem uma chance real de eleger um deputado estadual, dependendo claro, das alianças já previamente combinadas.
Dois nomes disparam na frente, e por coincidência, ambos são itens do Boi Garantido, que são Israel Paulain e Tony Medeiros.
Israel Paulain vem bem colocado junto ao eleitorado jovem e também junto a pessoas da terceira idade, onde sua juventude, seu carisma e seu desempenho na vereança na Camara Municipal de Parintins e também por sua atuação junto as comunidades ribeirinhas no entorno de Parintins. Claro que, por sua condição artística terá uma penetração muito boa nos municípios que gravitam ao redor da ilha, como Nhamundá, Barreirinha, Urucará, Maués dentre outros. Vejo essa candidatura com boas chances de vitória neste cenário.
Tony Medeiros tem a seu favor um histórico forte como Secretário Municipal de Cultura na gestão de Serafim Correa na Prefeitura de Manaus, que lhe atribui um carisma junto a população da classe média, tanto em Parintins como em Manaus, aliado a isso, circula com desenvoltura em muitos municípios do interior do Amazonas, lembrando sempre dos seus mais de 35 mil votos na ultima eleição.
Todavia, como nem tudo são flores no caminho até a Assembleia Legislativa do Amazonas, o prefeito de Parintins Bi Garcia, não quer ficar de fora dessa eleição e sinaliza que pretende lançar sua esposa Michele Valadares como candidata embaralhando a disputa dentro do PSDB parintinense. A primeira dama de Parintins parece não ter interesse nessa candidatura, visto que está grávida e a eleição seria um duro teste de resistencia e um risco que ela não quer correr. Vejo essa alternativa com poucas chances de vitória fora do território de Parintins.
O cenário político da ilha começa a ter contornos mais concretos a partir de hoje (30) quando acontece a convenção do PSDB em Manaus, e até o dia 5/jul teremos o cenário mais bem desenhado.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lula e os políticos do Amazonas

O Presidente Lula esteve em Manaus no meio dessa semana, trazendo para si os holofotes políticos sobre sua decisão, declarada anteriormente, de apoiar a candidatura do Senador Alfredo Nascimento.
A mídia impressa repercutiu a quantidade de políticos tentando “uma brecha” para falar e tirar “retrato” com o Lula.
Situação constrangedora enfrentou o atual prefeito de Manaus Amazonino Mendes, que na sala de espera teve que ouvir o cerimonial do Palácio do Planalto chamar o “PREFEITO” Serafim Correa para uma audiência com Lula.
Mas, pior foi a situação do ex-governador Eduardo Braga, barrado que foi na antessala de espera, numa prova viva que aquele adágio popular antigo continua muito atual, rei morto, rei posto. Claro que depois de “gestões” ele teve acesso, mas que foi uma situação nunca antes enfrentada pelo ex-todo poderoso do Amazonas.
Enquanto isso, governador Omar Aziz tenta de todas as formas, se fazer conhecido de Lula e saiu de lá contente, já que o Presidente não disse o que todo o Amazonas já sabe, que Lula apoia a candidatura de Alfredo Nascimento ao Governo do Amazonas.
As pedras do tabuleiro político continuam sendo jogadas, mas não há força possível, até o momento, que faça decolar de vez essa candidatura do atual governador, exceção feita as “pesquisas de intenção de votos” nem tão cientificas assim, elaboradas pelos “sempre prontos” institutos de pesquisas de conhecidos marqueteiros, sempre de plantão para quem quer ser enganado.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vice: O Calcanhar de Aquiles de Omar Aziz

A candidatura do governador Omar Aziz apresenta um grande arco político de alianças, obviamente baseado em políticos e não em partidos.
A candidatura de Omar Aziz recebeu o apoio de 6 dos 8 deputados federais, de 20 dos 24 deputados estaduais e 30 dos 38 vereadores.
Mas, o principal apoio recebido pelo governador Omar Aziz foi mesmo do prefeito de Manaus Amazonino Mendes, que contrariado com a montagem da chapa de Alfredo Nascimento com Serafim Correa, pulou para o barco governista.
Ocorre que, com a indicação do ex-secretário José Melo para candidato a vice de Omar, a temperatura política subiu para o lado de Amazonino Mendes, que agora, ameaça saltar do barco da esperança do governador Omar Aziz.
A candidatura de Omar Aziz parece começar a fazer água por conta da indicação do candidato a vice, tendo de um lado o prefeito Amazonino Mendes que não aceita José Melo e quer indicar a Deputada federal Rebecca Garcia, do outro lado, estão os Prefeitos do interior do estado, os quais querem indicar Thomé Mestrinho para esse cargo.
Essa briga pela indicação a vice da chapa do Governador Omar Aziz retrata de forma clara como os apoiadores cobram a fatura, mirando lá na frente em pegar nacos do governo para seus grupos, destituídos que são de interesses nada republicanos.
Está desnudado o “Calcanhar de Aquiles “ da candidatura do Governador Omar Aziz, que deve sofrer nos próximos dias, um ataque intenso desses grupos que o apoiam.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parem as máquinas.Era tudo mentirinha II

O ex-deputado federal Paudeney Avelino protagonizou nos últimos meses várias jogadas no tabuleiro político amazonense.
Inicialmente, anunciou que seria candidato a deputado federal para resgatar sua bandeira em defesa do Polo Industrial de Manaus, o que deixou o pré-candidato ao governo Serafim Correa com a certeza que iriam reproduzir a aliança da eleição municipal, juntamente com o PSDB. Durante alguns meses barrigou o acerto da aliança, deixando o PSB sem alternativa, enquanto começou a propagar que iria ser candidato ao governo.
Depois da aliança PSB/PR fechada, descobriu-se que há tempos DEM já havia acordado com a chapa governista, e agora, assume de público que, vai apoiar Omar e quer creditar o ônus da sua decisão ao Serafim, criticando aliança PSB/PR.
Com esse tipo de ação, Pauderney se revela exatamente o político que sempre foi, se bandeando para aquele lado que lhe oferece um pouco mais na primeira oportunidade.
Para saber um pouco mais sobre a verdade dos fatos, acesse o Blog do Sarafa em

Era isso!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Parem as máquinas.Era tudo mentirinha....

Escrevi o artigo abaixo ontem, e hoje já não tem mais validade, pelo que pudemos compreender do que foi dito hoje pela vereadora Glória Carrate.
Será que, tudo aquilo que ela disse que faria, que disse que iria denunciar, que iria mostrar todos os defeitos do senador Alfredo Nascimento, não era verdade?
Nada disso, ela apenas reflete como a maioria desses nosso políticos pensam, vamos centrar fogo em algum candidato para ver se a gente pode se cacifar de alguma forma no processo político.
Como justificar toda aquela fúria de ontem com a voz macia de hoje?
Simples, eles (esses vereadores) não tem bandeira, não tem opinião, são apenas massa de manobra do governante de plantão.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vereadores centram fogo na chapa Alfredo/Serafim

Semana começa com expectativa do recrudescimento dos ataques políticos, que são motivados pela necessidade de mais “apoio”a candidatura do governador Omar Aziz em vista do resultado de uma pesquisa interna.
É estranha a movimentação da Câmara Municipal nesse processo, já que a eleição é para o governo e não para a Prefeitura, mas essa eleição sinaliza um candidato a prefeito em 2012.
Vereadora Gloria Carrate assume o papel de fazer o trabalho sujo em centrar fogo no Senador Alfredo Nascimento de forma respingar no ex-prefeito Serafim Corrêa.
Adjetivos depreciativos como prepotente e despreparado são atribuídos ao Senador Alfredo Nascimento como forma de depreciá-lo aos olhos da população, já que o mesmo desponta com certo favoritismo na capital e no interior para ganhar essa eleição para o Governo do Estado.
Fico admirado com as posições de certos políticos bares, não há consistência de discurso ou alvo político, os discursos são movidos por ocasião, que mudam ao sentido vento, tal qual a biruta de um aeroporto.
Duas constatações são reais, a primeira é que a eleição municipal de 2012 já está no radar e a situação mira no medo do crescimento político de Serafim Correa e a segunda é que a Câmara Municipal se revela um quintal de grupos políticos onde sobram acusações e faltam argumentos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um novo caminho


Queridos Leitores,

O autor desse blog, acaba de aceitar mais um desafio e passa a escrever em um outro espaço.

Desde o dia 03/jun/10 o Blog do George Dantas que abordava a temática ambiental passou a ser publicado todos os dias, no novo Portal de Notícias 24h do Diário do Amazonas e ao mesmo tempo, passa a ser chamar BLOG AMIGOS DA AMAZÔNIA.

Um novo espaço para a discussão que o Portal irá proporcionar, com a diversidade de públicos e temas hospedados no Portal D24AM.

Acesse em:
http://blogs.d24am.com/amigosdamazonia