quarta-feira, 31 de março de 2010

CocaCola lança garrafa pet 100% reciclável


Na semana passada (25) foi lançada pela Coca Cola Brasil, uma nova garrafa pet que será usada para envasar os refrigerantes da companhia, essa garrafa ganhou o nome de “PlantBottle”, que reduz em até 25% o CO2 emitido na fabricação, por utilizar na sua composição 30% de etanol, originário da cana de açúcar, reduzindo dependência de petróleo. Esse plástico vem da reação química entre o MEG(monoeltileno glicol) que contribui com 30% do peso e o PTA(ácido politereftálico) que contribui com os outros 70%.
Nessa nova embalagem, as principais características da garrafa são preservadas como aparência, cor e peso, sendo que o grande diferencial é que a mesma é 100% reciclável, contribuindo com eliminação do uso de 5.000 barris de petróleo em 2010.
Esse tipo de garrafa pet 100% reciclável começa a ser comercializada inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre a partir de abril.
Ainda não se tem notícia quando essa novidade ambiental chega em Manaus,mas bem que a Coca Cola poderia lançar o produto por ocasião do Festival Folclórico de Parintins em junho/2010, seria uma grande sacada.

terça-feira, 30 de março de 2010

McDonald's e a reciclagem do óleo de fritura


Li na semana passada numa revista brasileira de negócios o lançamento de uma boa iniciativa da filial brasileira do McDonald’s.
A operação brasileira da rede americana de fast-food começou um projeto de sustentabilidade ancorado na reutilização do óleo vegetal usado nas frituras de batatinhas e hamburgueres.
Anualmente, a empresa usa cerca de 3 milhões de litros de óleo nas frituras, agora, esse produto que já foi usado é recolhido por cinco caminhões –específicos para essa finalidade- e segue para uma usina que transforma o produto em biodiesel.
Esse biodiesel é usado para abastecer esses caminhões gerando uma economia significava no consumo de combustível e contribui na redução das emissões de CO2.
Taí um exemplo de comprometimento ambiental que poderia ser adotado por várias empresas do segmento de alimentos que atuam no Brasil.
E aqui em Manaus, será que as lanchonetes e restaurantes teriam esse tipo de atitude? Comente!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Fórum Internacional de Sustentabilidade

Na luta contra o aquecimento global e das mudanças climáticas e em busca da sustentabilidade das ações de empresas responsáveis, foi válida a realização do Fórum Internacional de Sustentabilidade acontecido na semana passada em Manaus.
Destaco as participações de Adalberto Val do INPA, do Paulo Adário do Greenpeace, Roberto Cavalcante da Conservation International pelas suas intervenções, alem da defesa do REDD+ realizado por Virgílio Viana da Fundação Amazonas Sustentável.
No plano internacional, gostei bastante da palestra técnica do ex-vice-presidente e prêmio Nobel da Paz Al Gore, que despertou atenção daqueles engajados na causa ambiental, parabenizo a apresentação de Tomas Lovejoy e Mark London, além das intervenções de Jaques Custeau e fechando o quadro o diretor de cinema e do filme Avatar James Cameron, todos passando uma boa mensagem e da necessidade de trabalhar rápido contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Por ser um evento mais empresarial do que ambiental, a abordagem ambiental ficou mais no plano de intenção do que ação, exceto por compromisso do Walmart em buscar parceria com Estado para distribuição de peixe amazônico na rede de supermercados.
Eduardo Braga fez uma boa apresentação, uma espécie de resumo das suas ações no governo, com destaque ao Zona Franca Verde, UEA e Prosamim, que destaco ser o melhor programa social e habitacional, todavia, quanto ao ambiental, ainda falta muito, por fim, temos que reconhecer que Braga realmente colocou o Amazonas como um player da questão ambiental nos planos nacional e internacional.

Enquanto isso.....
Senador Aloisio Mercadante (PT-SP) ganhou disparado o prêmio “O Mais Sem Noção do Fórum” pela sua defesa das ZPE’s Zonas de Processamento de Exportação que concorrerá diretamente com o Polo Industrial de Manaus e depois, soltou uma pérola que merece uma vaia, ao citar Carajás como um exemplo de sustentabilidade, isso mostra o desconhecimento do impacto ambiental profundo da mineradora Vale.
Secretária de Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Ferreira fica em segundo lugar, por achar que fazer 50% dos planos de uso da UC_Unidades de Conservação do Estado merece status de uma grande notícia num grande evento, foi a primeira vez que vi alguém cumprir metade do plano e querer aplausos e notícias por isso. Além disso, pecou por querer fazer proselitismo, ao direcionar pergunta ao governador.
Políticos do Estado que se converteram em neoambientalistas ficam em terceiro lugar, pelo oportunismo de se fazerem presentes ao fórum, alguns "sem noção" que não saberiam nem definir o que seja sustentabilidade.

Por fim, um Fórum Internacional de Sustentabilidade na Amazônia sem a presença de Marina Silva perde um pouco da sua credibilidade, uma falha imperdoável da organização.

sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta 2010


Dia 27/mar (sábado) no período entre 20h30 e 21h30 acontece o evento organizado pelo WWF, conhecido no mundo todo como Hora do Planeta. O gesto de desligar todas as luzes por uma hora é para simbolizar a importância de ações no combate ao aquecimento global.
Neste ano, a intenção é despertar governos e sociedade a necessidade de defender ecossistemas terrestres, aquáticos e matas ciliares. O mote usado na versão nacional da Hora do Planeta 2010 foi escolhido por alguns motivos: a água é um dos elementos mais importantes do globo terrestre e que mostrará os impactos das mudanças climáticas seja pelo excesso (cheias e enchentes) ou pela falta (seca); manter florestas em pé significa garantir o equilíbrio dinâmico da natureza e a possibilidade de boa adaptação dos efeitos do aquecimento global, já que o solo e a biodiversidade estarão protegidos; no Brasil, o desmatamento é o principal culpado pelas emissões de carbono; e o respeito ao Código Florestal Brasileiro, responsável por regulamentos fundamentais à manutenção da vida, é fundamental.
O WWF-Brasil está promovendo essa campanha e pela segunda vez, nossa cidade de Manaus está incluída no evento. Em Manaus, estão confirmadas ações do Governo do Estado e da Prefeitura da Cidade, além de outras organizações da sociedade.
O Estado vai participar apagando as luzes do Teatro Amazonas enquanto a Prefeitura vai promover o evento no Parque dos Bilhares e na Lagoa do Japiim. A Prefeitura de Manaus garante que mais de 600 pessoas formarão um círculo no entorno do lago artificial do parque, com velas acessas durante os primeiros minutos que as luzes forem desligadas.
A UFAM_Universidade Federal do Amazonas promoveu na sexta-feira (26), as 17h no hall do ICHL uma palestra sobre o tema., seguido de um debate no campus entre professores, alunos e sociedade.
A UEA_Universidade do Estado do Amazonas está mobilizando seus alunos em Manaus e nas unidades do interior do estado do Amazonas, em Lábrea, os alunos do curso superior de Tecnologia Ambiental em parceria com a Igreja vão promover uma ação na praça central em que as luzes da igreja serão apagadas, simbolizando a luta contra os excessivos cortes de energia na cidade.
A edição 2010 da Hora do Planeta já bateu o recorde de países participantes. Até agora, 92 nações confirmaram presença. Desse total, 18 participam pela primeira vez da Hora do Planeta, entre eles, Nepal, Mongólia, Madagascar, República Tcheca, Paraguai, Camboja, Panamá, Arábia Saudita, Tanzânia e as ilhas Mariana do Norte (que integram um arquipélago do Pacífico Norte e são um estado associado aos Estados Unidos). Alguns ícones mundiais confirmados: Torre de Tóquio (em Tóquio) e o Portão de Brandenburgo (em Berlim).

Eu vou fazer a minha parte, entre 20h30 e 21h30 de hoje todas as luzes da minha residência serão apagadas colaborando com o evento contra o aquecimento global e em favor do meio ambiente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Fórum Internacional de Sustentabilidade

Acontece nos dias 26 e 27 de Março em Manaus, o Fórum Internacional de Sustentabilidade, numa iniciativa da LIDE_ Grupo de Líderes Empresariais e com apoio institucional do Governo do Amazonas.
O Fórum receberá cerca de 300 dos maiores empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil, Os dois dias de seminário terão como objetivo difundir práticas e mecanismos bem sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, bem como demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e para o mundo. Os organizadores desejam criar um compromisso político com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Personalidades como Al Gore, ex-vice presidente do Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz, Thomas Lovejoy, respeitado ambientalista, James Cameron, cineasta e diretor de AVATAR, o maior sucesso de bilheteria dos últimos tempos, Virgílio Viana, diretor da Fundação Amazonas Sustentável,além de outras lideranças farão parte do grupo de debatedores.
Um encontro desse nível, com representantes do mundo empresarial, politico e ambiental, demonstra a importância da Amazônia para o planeta.
Eu vou estar lá, representando a ONG Amigos da Amazônia, na condição de Presidente, esperando contribuir com a "Carta do Amazonas", o documento final do seminário.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Uso social da água

Finalizando parcialmente o tema "água", convidamos você a colaborar com o meio ambiente, adotando o conceito do "uso social da água".
Evite o desperdício, siga os dez mandamentos para economizar água.
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.


Fonte: rede das água

quarta-feira, 24 de março de 2010

Água em números.


O Planeta Terra visto do céu, é uma imensa bola azul, de um brilho indescritível, segundo alguns astronautas, porém, na realidade, nosso planeta deveria ser conhecido como o Planeta Água.
A seguir, vamos mostrar a água em números e percentuais no Mundo e no Brasil:
75% da superfície terrestre é coberta por água;
97% dessa água, é salgada, imprópria para o consumo humano;
3% apenas são de água doce, própria para o consumo humano;
20% de toda água doce do mundo, está no território brasileiro;
78% das águas superficiais estão na Amazônia;
Desses 3%, temos 77% congeladas nos círculos polares;
Desses 3%, temos 22% de águas subterrâneas;
Desses 3%, apenas 1% encontra-se na superfície do planeta, que são rios, lagos e subsuperficie;
0,03% dessa água doce, é de fácil acesso;
Desses 0,03%, 70% é usado na agricultura, 22% na indústria e 8% nos hospitais;
2,4 milhões de litros de água são necessários para produzir 1 tonelada de borracha sintética;
1,6 milhões de litros de água são necessários para produzir 1 tonelada de milho;
18 mil litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
400 litros de água são necessários para produzir 1 pão francês;
De acordo com a Organização das Nações Unidas-ONU, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Cientistas sugerem que no futuro, a água doce da Amazônia terá a mesma representatividade e força econômica que tem o petróleo no mundo de hoje.
Economize água no seu cotidiano, pequenas atitudes representam grandes resultados e você pode colaborar fazendo uso responsável da água, reduzindo o consumo no seu dia-a-dia.


terça-feira, 23 de março de 2010

Água limpa para um mundo saudável.


Nesta semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água, a ONU estabeleceu o tema para esse dia que é “água limpa para um mundo saudável”.
A água é a fonte da vida é o elo que une os seres humanos na Terra, segundo afirmação de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, porém a água insalubre causa mais mortes do que todas as formas de violência, incluindo a guerra.
Hoje, o tema é “água limpa para um mundo saudável”, sinalizando que os recursos hídricos mundiais estão em perigo, tanto em qualidade quanto em quantidade.
Catarina Albuquerque, especialista da ONU, afirma que o acesso à água potável é uma questão de direitos humanos, implicando em problemas para a saúde, educação e segurança pessoal das crianças.
Segundo dados da ONU, mais de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente devido à falta de higiene e acesso à água potável.


Declaração Universal dos Direitos da Água

A ONU redigiu em 22 de março de 1992 a "Declaração Universal dos Direitos da Água"

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fotos da água pelo mundo

No Dia Mundial da Água, vejam fotos do Estado da Água pelo mundo.
São fotos que valem uma reflexão.
Acessem em http://tinyurl.com/yhbkpv2

Compartilhem essas fotos, para que mais pessoas possam ser sensibilizadas.

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março é comemorado o “Dia Mundial da Água” em todo o planeta, essa data foi instituída pela ONU_Organização das Nações Unidas em 1992. Por isso, durante toda essa semana iremos abordar temas ligados ao uso e conservação desse recurso.
Essa data, é um marco importante para que se discuta e avalie o papel da sociedade no uso e conservação desse bem escasso para a sobrevivência da humanidade.
Cientistas afirmam que em 2050, 1/3 da população mundial sofrerá com a falta de água potável, e na maioria dos casos, o homem é o principal causador das catástrofes, mas, esses estudos também sugerem que ainda a tempo de se evitar.
O Brasil detém as maiores reservas de água doce do mundo, e estão disponíveis em dois pontos distintos do País, a mais conhecida está na Bacia do Amazonas sendo facilmente visualizado através dos corpos d'água dos caudalosos rios, como o Rio Amazonas, a outra está no subterrâneo, é o Aquífero Guarani, um super poço subterrâneo que cruza sete estados do Brasil e também avançam para o Paraguai e Uruguai, neste aquífero, estudos afirmam que existem cerca de 37 mil quilômetros cúbicos de água potável. O Brasil utiliza apenas 5% desse potencial.
Trazendo o tema para o ambito local, encontramos um paradoxo para a nossa realidade, apesar de estarmos na maior bacia hidrográfica do planeta, nos falta o acesso universal a esse bem, pois em várias cidades amazônicas, a população não tem acesso a água potável e ao mesmo tempo, observamos a agressão que nossos corpos d’água são submetidos, recebendo dejetos e resíduos industriais, contaminando de forma agressiva o meio ambiente.
Vamos aproveitar essa data para refletir como podemos contribuir com a conservação desse precioso bem.

domingo, 21 de março de 2010

World Water Day


Today, 1,000 kids will die from drinking unsafe water.
March 22 is World Water Day. You may be reading this article after the fact. It doesn't matter, because the state of affairs today will be largely the same as each day since the event was created in 1993: Every 24 hours, 1,000 children will die from drinking unsafe water.
They'll die from diarrhea, the result of drinking water so filthy most of us would be shocked to see it even in our toilets. They'll die in remote villages and crowded urban slums. They'll die in areas too poor to afford the inexpensive medicines which might save their lives, or the $200 it takes to dig a safe and modern water well. Mostly, they'll die in the Southern Hemisphere.
And these are just the children. Here, a decade into the 21st century, humanity's most pressing health need remains access to sanitary, fresh water. It sounds like such a simple thing. But without clean water, economies crumble. Livestock dies, and it becomes impossible to grow even basic staples. The lack of safe water is the mother of famine, disease, poverty and warfare. Some 2.6 billion people live in squalid conditions, without access to even basic sanitation.
It can happen to you, too
While water issues are particularly acute in the developing world, shifting climate patterns and soaring demand are creating significant shortages across the planet. In 2007, the city of Atlanta was nearly brought to a standstill when Lake Lanier, the area's primary water supply, dropped to its lowest levels in a century.
In the U.S., Southwestern states are contending with a multi-year drought that threatens the region's growth. Depletion of groundwater resources in Mexico City has gotten to the stage that geological faulting has damaged portions of the city's historic center. And hundreds of Australians died this summer when lack of rainfall created the conditions for devastating wildfires.
What you can do
World Water Day is an opportunity to step back for a moment and consider a commodity many people take for granted. It's as easy to forget water's value when you have it, as it is to never forget your thirst when you don't.

Want to help set things right? Consider some of these actions:
• Respect your water. If the water that comes out of your tap is clean and affordable, be thankful. Be thankful when you drink it. Be thankful when you wash with it. Be thankful when you cook with it. Every time you open a faucet, remember that you're doing something beyond the reach of almost 3 billion people.
• Conserve. An ample water supply today is no guarantee that it will be there tomorrow. Groundwater aquifers take hundreds of years to replenish. Do your part — you'll be saving money, anyway. Install water-saving showerheads. Plant drought-resistant gardens, and irrigate them — if at all possible — with harvested rainwater. Find leaks in your home and repair them. Take shorter showers. Replace old washing machines and dishwashers with water-saving, EnergyStar-rated appliances. Never send anything to a landfill you wouldn't want in your drinking water 10 years from now. There are plenty of water conservation resources on the Web.
• Support organizations that bring fresh water to people who don't have any. Groups such as Water for People, the Blue Planet Run Foundation and H2O Africa are all working to make every day World Water Day. Find an organization that excites you, and help provide what they need.

This article originally appeared on Lighter Footstep in March 2009. By Chris Baskind

sábado, 20 de março de 2010

Garantido: Audição CD-2010 PAIXÃO


Aconteceu ontem em Manaus, no Teatro Chaminé a “Audição das Toadas 2010” que vão compor o CD PAIXÃO do Boi Garantido.
Presidente do MAG Marco Aurélio Medeiros chamou Israel Paulain para apresentar a festa.
Os produtores musicais do CD PAIXÃO, Fred Góes e Sidney Resende falaram sobre os 54 dias que levaram para produzir o CD, com o intuito de presentear os torcedores do Garantido com uma obra-prima elaborada com muito esmero e carinho e sob as bênçãos de Deus.
Na ocasião, Israel Paulain fez a apresentação oficial para Manaus do novo levantador de toadas Robson Junior, o qual foi bastante aplaudido pelos presentes.
As 21 toadas apresentadas levaram os presentes ao êxtase, ainda mais que, muitas delas já estavam na ponta da língua, toadas que foram disponibilizadas pela Diretoria na Internet e nos ensaios da Batucada em Manaus.
Um Cd com 4 vozes foi o que ouvimos, com Robson Junior, Israel Paulain, Tony Medeiros e Márcia Siqueira, a rosa vermelha do Garantido.
Antes da audição, foi rodado um vídeo do making-off da gravação feita na Bahia com a Daniela Mercury.
Destaque especial na faixa 1 deste CD é o dueto de Robson Junior com Daniela Mercury na toada Paixão de Coração, toada de Geandro Pantoja e Demétrius Haidos que levou os torcedores presentes ao êxtase.
Toadas de Chico da Silva, Emerson Maia e Jorge Aragão eram as mais esperadas nessa audição e pela reação do público já sinalizam grandes sucessos em 2010.
A Diretoria do Boi Garantido promete um mega evento para o lançamento oficial deste CD, que vai acontecer no dia 09/abr na Cidade Garantido em Parintins e no dia 10/abr no Sambódromo em Manaus.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Lixão do Pacífico


Nesta semana, o mundo tomou conhecimento da primeira lixeira marinha que se tem conhecimento.
Trata de uma área gigantesca situada entre o litoral da California e o Havai, essa área é agora conhecida como “Lixão do Pacífico” , onde toneladas de resíduos descartados irregularmente pelo homem.
O plástico é o grande vilão desse lixão a mar aberto, estima-se em algo como 1,6 mil quilômetros, essa área seria superior ao tamanho de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Góias juntos.
Nesse ecossistema maligno, tudo se mistura o plástico com plâncton e leva os animais marinhos a reconhecerem aquilo como alimento e ingerir quantidades imensas de lixo, existe casos de anomalias comprovadas, como um tartaruga que cresceu com um anel de plástico no casco, ou como um albatroz com um emaranhado de fios no corpo.
O Comandante Charles Moore foi que descobriu esse lixão marinho e fez questão de divulgar essa agressão ao meio ambiente. e comenta “Gostaria que o mundo inteiro percebesse que o tipo de vida que estamos levando, isso de jogar tudo fora, usar tantos produtos descartáveis, está nos matando. Temos que mudar, se quisermos sobreviver”.
No Hawai, Kamilo Beach recebe tantos dejetos marítimos que acabou virando um lixão a céu aberto. Basta procurar um pouquinho para entender a origem de todo o plástico que chega até a praia. Em uma embalagem, caracteres chineses. Uma bóia de pescadores provavelmente veio do Japão. Um pouco mais adiante, há o pedaço de um tanque de plástico com ideogramas coreanos.
E olha que Kamilo Beach está mais de 1 mil quilômetros distante do Lixão do Pacífico, no extremo sudoeste da ilha de Hilo, no Havaí. Kamilo Beach dificilmente vê um gari. O plástico que chega lentamente pelo mar vai ficando esquecido no paraíso.
Até onde vai a inconsequência do homem com o meio ambiente?

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sacolas Plásticas versus Sacolas Retornáveis

Nesta semana, a rede francesa de supermercados Carrefour anunciou que pretende extinguir em quatro anos o uso de sacolas plásticas, tal como conhecemos, usadas para carregar nossas compras e que tem uso sequencial em nossas casas, mais especificamente, essas sacolas são usadas como sacos de lixo doméstico. Vale lembrar que, essas sacolas levam mais de 300 anos para se decompor no solo.
Um movimento semelhante foi feito nesta semana por outra empresa do setor, a rede americana Walmart que lançou um programa, que prevê destinar caixas preferenciais e descontos simbólicos para consumidores que usem sacolas próprias retornáveis.
Por esse sistema, o consumidor terá um desconto de R$ 0,03/sacola não utilizada ou a cada cinco itens adquiridos, algo como em uma compra de R$ 200,00 o cliente terá um desconto de R$ 1,20. Esse projeto piloto está sendo aplicado inicialmente em três lojas com expectativa de alcançar a rede toda em dois meses.
No mundo inteiro, movimentos para eliminar e/ou reduzir sacolas se consolidam, veja quadro acima, e o consumidor é cada vez mais exigente em cuidados com o meio ambiente.
Esperamos que movimentos desse porte sejam adotados por supermercados que atuam na cidade de Manaus, de forma contribuir com o meio ambiente.
Empresas genuinamente amazonenses como DB, Veneza, Roma, Attack, Friller e muitos outros pequenos empreendimentos precisam olhar essa situação como um diferencial a ser oferecido a seus clientes.


Colaboração: Mauricio Kanno/Folha

quarta-feira, 17 de março de 2010

Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Depois de longos 19 anos de tramitação, no último dia 11/mar foi aprovado pelos Deputados Federais o Projeto de Lei conhecido como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Esse Projeto de Lei ainda precisa ser aprovado pelo Senado da República antes de ter a força de lei.
Nessa PNRS destaco a obrigatoriedade da “logística reversa” para produtos eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias etc., obrigando fabricantes a estabelecer processos de coleta e descarte dos seus produtos após o final da vida útil dos mesmos.
Os eletroeletrônicos e seus componentes estão citados no artigo 33 do PNRS, junto com os agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes (de vapor sódio e mercúrio, e de luz mista). Especificamente nos eletrônicos, existem três linhas: os eletrodomésticos, os bens de informática e os eletrônicos em geral.
A proposta em questão reúne conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos, entre elas: responsabilidade compartilhada; gestão integrada; inventário; sistema declaratório anual; acordos setoriais; ciclo de vida do produto; não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; logística reversa; princípios do direito ambiental; a elaboração de planos de gestão (em nível Nacional, dos Estados e Municípios) e de gerenciamento (pelo setor empresarial); e o destaque para a inclusão social por meio do fortalecimento das cooperativas de catadores.
Penalidades para quem descumprir a lei ainda serão detalhadas, por ocasião da regulamentação, porém, enquanto isso, os setores estão sujeitas as penalidades constantes da Lei 9905.98 que trata de crimes ambientais e que já está em vigor há mais de dez anos
A aplicação dessa Lei certamente vai dar a diretriz ambiental necessária ao setor e transformar um problema, que é o lixo, em uma alternativa econômica de geração de renda para a classe dos trabalhadores conhecidos como catadores.

terça-feira, 16 de março de 2010

Carrefour & Philips e as iniciativas sustentáveis

Duas iniciativas “sustentáveis” foram anunciadas no dia de ontem, a primeira envolve o Carrefour que pretende eliminar totalmente o uso das sacolas plásticas em até quatro anos e a outra veio da Philips, que anunciou um arrojado projeto de reciclagem dos produtos com suas marcas.
Dados atualizados indicam que o Brasil consome 18 bilhões de sacolas plásticas por ano e a grande maioria delas são oriundas dos supermercados e as donas de casa usam essas sacolas para descarte de lixo doméstico, gerando uma quantidade imensa de resíduos de decomposição demorada, algo perto de 300 anos.
O Carrefour anunciou ontem (15) que vai eliminar em até quatro anos o uso de sacolas plásticas tradicionais em suas lojas. Uma loja em Piracicaba foi a primeira unidade a aderir ao programa. Nesse período de transição serão distribuídas sacolas retornáveis e caixas de papelão. Um projeto semelhante a esse já está em ação na França, na China e na Polônia.
A Philips anunciou ontem (15) um arrojado programa de reciclagem, chamado “Ciclo Sustentável Philips” que envolverá 25 cidades brasileiras. Esse projeto vai reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, das marcas Philips e Walita. A capacidade de reciclagem inicialmente será de 12 toneladas de equipamentos em 2010. Esse projeto nasceu de um piloto iniciado na unidade industrial da Philips em Manaus. Inicialmente haverá 40 mil pontos de coletas instalados nas autorizadas.
Para entregar seus produtos ao programa, o consumidor deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Philips pelos telefones (11) 2121-0203 (Grande São Paulo) ou 0800-7010203 ou pelo site www.sustentabilidade.philips.com.br . A empresa também faz a retirada do produto mediante a cobrança de uma taxa, que pode ser de até 40 reais.
Considero essas duas iniciativas louváveis em favor do nosso meio ambiente e compatível com a responsabilidade ambiental desses conglomerados empresariais no País em que atuam.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia do Consumidor

Hoje se comemora o Dia do Consumidor, essa data deve nos levar a uma reflexão sobre o impacto ao meio ambiente causado por nós “consumidores”.
Consumidor é aquele que consome, devemos ter em mente que ao adquirir determinado produto estamos adquirindo um passivo ambiental futuro, pois em algum momento deveremos descartar esse produto como resíduo doméstico, resíduo eletrônico etc.
Quando você ouve falar ou lê algo ligado a mudanças climáticas, sustentabilidade e até mesmo responsabilidade social sempre encontraremos um elo com este ser chamado “consumidor”.
Os Estados Unidos são o país mais consumista do mundo e apesar de apresentar altas taxas de reciclagem, ainda descartam uma quantidade imensa de lixo eletrônico decorrente do excessivo consumo.
Qual será o limite do consumo? Essa é a grande questão a ser respondida e deve levar em conta nossas ações em relação ao meio ambiente.
Compete a todos nós, sabermos exercer com sabedoria e bom senso os nossos direitos de consumidor, não apenas no plano do direito e do respeito, mas, considerando esse viés ambiental e contribuir com um processo de sensibilização ambiental.

domingo, 14 de março de 2010

Garantido: Anunciei Boi na Cidade.


Começou ontem oficialmente a temporada 2010 do Boi Bumbá Garantido com a abertura do sambódromo para receber o primeiro curral, cuja chamada foi “Anunciei Boi na Cidade”.
Um público estimando em mais de 8 mil pessoas esteve presente na noite de ontem, na expectativa de um grande evento.
Para a felicidade da nação vermelha e branca a expectativa foi completamente favorável, com uma noite memorável.
O show começou às 22h com a presença no palco de Carlinhos do Boi e PA Chaves que fizeram um bom show com bastante interatividade com o grande público.
Precisamente, a meia noite, sobe ao palco a Batucada do Boi Garantido, sob o comando do Peara Clemilton Pinto e Jacinto Ribeiro empolgando mais de 150 ritmistas, Ooops, Batuqueiros da Baixa, que deram um show em mais de 3 horas tocando direto, de tirar o fôlego.
A principal atração musical da noite ficou por conta do super campeão Israel Paulain, que fez um show que agradou a todos presentes, bem ao seu estilo, com um repertório bem pra cima, depois ele chamou para uma participação especial a cantora Márcia Siqueira, a qual esteve leve e segura nas toadas que foram cantadas a qual declarou que aquela sua noite estava sendo ‘surreal”, o público gostou aplaudiu a nova componente do grupo de interpretes do Boi Garantido, e para encerrar esse bloco musical, Israel Paulain chamou Leonardo Castelo, que com um repertório brilhante cativou a todos com toadas que apaixonaram aos presentes com sua voz potente e segura.
Neste primeiro curral, cinco toadas 2010 foram executadas, e imediatamente duas delas se destacaram, Paixão de Coração e Torcedor Batuqueiro, as quais prometem ser o hit em Manaus e Parintins.
Encerrando a noite mais atrações eram esperadas como Carlos Batata, Hamiraldo da Mata e Ricardo Lyra.
Destaque especial para o Garantido Show que apresentou novas coreografias para as toadas 2010 e ao Comando Garantido que fez a galera dançar até não querer mais.
Por fim, ficou uma sensação que o primeiro curral pode ser considerado um sucesso e deixou aquele gostinho de quero mais enquanto aguarda o próximo evento do MAG e Boi Garantido.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A grande muralha verde

Enquanto no mundo desenvolvido, as discussões para combater o aquecimento global beiram a ficção científica, como projetos para gerar espécies vegetais com folhas mais largas ou de injetar o gás carbônico produzido pelas termelétricas nas profundezas da Terra, as propostas em países pobres são um tanto quanto mais humildes e mais realistas.
Recentemente, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, propôs a plantação de uma faixa transafricana de vegetação com cerca de 15 quilômetros de largura e 7.000 quilômetros de extensão para conter o avanço do Deserto do Saara.
A criação de uma grande muralha verde também ajudaria a gerar empregos em um país em que metade da população de 14 milhões de habitantes está fora do mercado de trabalho.
Fonte: Exame

quarta-feira, 10 de março de 2010

Acordo da COP15 ainda rende adesões

A COP15 que aconteceu em dezembro em Copenhague foi considerada um fracasso pelos especialistas, em vista da falta de um acordo vinculante e com metas de redução das emissões mais arrojadas.
Todavia, aos poucos, os países vão aceitando o acordo que foi costurado em Copenhague, fraco ainda, mas com algumas adesões importantes da Europa.
Ontem a Índia aderiu formalmente ao acordo e hoje temos a noticia que a China, maior emissor do mundo, também vai aderir ao acordo, que não tem cumprimento obrigatório.
Aos poucos, o que se percebe é uma tentativa dos países que detêm as maiores emissões dar uma satisfação a sociedade que cobra ações mais concretas contra o aquecimento global.
São essas movimentações diplomáticas e políticas que vão dando o contorno do que realmente vai acontecer na COP16 que vai acontecer no México no final do ano.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

PARABÉNS a todas as mulheres!
No dia 08 de Março se comemora o Dia Internacional da Mulher, esse ser maravilhoso que concebe a vida.
Amor e Carinho é tudo que vocês merecem.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Desmatamentos e Queimadas

O IMAZON, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia coleta e publica informações sobre o desmatamento na Amazônia.
O último estudo publicado considera os dados levantados dos municípios do Sul do Amazonas como Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã, quase todos dentro da área de influência do Arco do Desmatamento.
Os dados do desmatamento indicam que de agosto de 2006 a julho de 2009 foram desmatados 452 quilômetros quadrados na região Sul do estado do Amazonas. Isso é mais que 45.000 campos de futebol.
O município que mais desmatou foi Lábrea, com 27% do total desmatado, seguido de Apuí com 24%, Novo Aripuanã vem com 17%, Manicoré com 13%, Canutama com 10%, Boca do Acre com 5% e finalmente Humaitá com 4% foi o que menos desmatou.
A maioria do desmatamento que ocorreu no período foi em área privadas, de posse ou devolutas, seguido de áreas de assentamento rurais e unidades de conservação.
Cerca de metade do desmatamento detectado em Unidades de Conservação foi detectada no Parque Nacional do Mapinguari, foram mais de 25 quilômetros encontrados pelas imagens de satélite.
As queimadas indicam ocupação humana, já que o fogo é usado para limpar áreas de agricultura e pecuária. No período do estudo, foram mais de 3.100 focos de queimadas na região, concentradas nos meses de agosto a outubro.
O estudo mostra que 51% das queimadas ocorreram em áreas privadas, de posse ou terras devolutas, já nos assentamentos foram 34% e nas Unidades de Conservação foram detectados 10% de todos os focos de queimadas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Iceberg gigantesco se desprende na Antártida

Estudos conduzidos por cientistas dos ramos da oceonagrafia e do clima indicam que o aquecimento global está derretendo partes da calota polar, fotos de satélites comparando períodos de observação sugerem uma redução bastante significativa.
Neste final de semana que passou, foi notícia que um gigantesco iceberg se desprendeu das geleiras e flutua nas águas próximas a Nova Zelândia, esse imenso iceberg tem o tamanho da superfície das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo juntas.
Com uma espessura média de 400 metros, o iceberg pode perturbar a biodiversidade do oceano, tal como os pinguins. Esse iceberg se desprendeu da geleira Mertz ao colidir com um outro iceberg conhecido como 89B, que estava também a deriva, estudo publico na semana passada também indica que esse deslocamento do gigantesco iceberg pode alterar as correntes oceânicas em todo o mundo
Não só na Nova Zelândia esses fenômenos estão acontecendo, mas uma imensa transformação está em curso com o derretimento das geleiras e o desprendimento de grandes porções na forma de icebergs, contudo esse derretimento está contribuindo com a elevação dos níveis dos oceanos com consequências potencialmente desastrosas para milhões de pessoas que vivem em ilhas próximas aos oceanos.
Segundo um relatório, a Groelândia, perdeu cerca de 1.500 gigatoneladas (1 gigatonelada é igual a 1 bilhão de toneladas) de gelo entre 2000 e 2008.
Tanto os ciclos naturais como a mudança climática provocada pelo homem, contribuem para o provável colapso das geleiras na Antártida.